Criar uma Loja Virtual Grátis
INTERDISCIPLINARES
INTERDISCIPLINARES

 

Plano de Negócios

 

 

Segundo Cláudio Afrânio Rosa (SEBRAE 2007), efetuar a análise de pesquisa sobre um produto que está diretamente ou indiretamente ligado a empresa, com elaboração de pesquisa de mercado, onde tende efetuar um crescimento maior e competitivo direto para a ativação de um novo elemento ligado a área onde se encontra a maior demanda de mercado produzido. Para abertura ou expansão de um novo negócio a primeira providência que um empreendedor deve tomar é desenvolver uma análise mercadológica.

 

A pesquisa é um recurso vital que serve para conhecer o perfil do cliente, ela fornece a caracterização dos clientes nos aspectos quantitativos, potencial do mercado, participação da empresa no mercado, como também aspectos qualitativos (estilo de vida, características comportamentais, hábitos de consumo, escolaridade, renda, etc). Perceber a estratégia dos concorrentes e observar seus pontos fracos e fortes.

 

Analisar os fornecedores e as empresas que fornecem os equipamentos, sistemas de vendas e distribuição, políticas de preço e cobrança, qualidade dos produtos e equipamentos. O objetivo é possibilitar ao empreendedor a avaliação comparativa dos seus potenciais fornecedores e a partir de certos critérios, definir a classificação deles para orientar o processo de compras, ou se for o caso, terceirização das atividades.

 

Serve também para dimensionar o mercado, identificar o seguimento de mercados mais lucrativos, detectar novas tendências, avaliar a perfórmace  de seus produtos e equipamentos, identificar a quantidade ou volume que o mercado é capaz de absorver e a que preços esses equipamentos poderão ser vendidos.

 


Matemática Financeira

 

 

Mostrar a aplicabilidade de dados e cálculos financeiros. A idéia é mostrar como a disciplina pode auxiliar um gestor na tomada de decisões, fazer cálculos e completar relatórios de possíveis decisões a serem tomadas, no caso de investimentos iniciais com imóvel, instalações, equipamentos, contratação de serviços e de empregados, treinamento, documentação legalizada da empresa, etc.

 


Gerenciamento de Segurança Pessoal e Executiva

 

 

Com o alto índice de criminalidade nos dias de hoje e a ineficiência do Estado em promover a segurança pública, a segurança pessoal e executiva tem tido um aumento exponencial visando proteger pessoas bem sucedidas financeiramente, politicamente etc.

 

As empresas de segurança privada estão investindo alto nessa área, formando profissionais cada vez mais qualificados chegando a obter a certificação ISO 9001, versões 2000 que colocam seus profissionais em um patamar mais elevado.  Inicialmente os candidatos são observados quanto ao seu grau de aptidão visando situações de stress que precisam de uma resposta rápida.

 

Após serem escolhidos passarão por um treinamento rigoroso com profissionais das empresas que possuem uma larga experiência, e são oriundos de forças policiais com formação internacional o que seguramente faz com que o futuro agente tenha uma formação completa, somente após o término do curso o profissional de segurança estará apto a assumir seu posto de trabalho ainda sendo observado pelos seus superiores.

 

Esses agentes trabalham armados no qual utilizam armas tipo pistola semi-automática da marca Taurus calibre 380, e atuam geralmente no regime de escala 12x36, contudo, essa escala pode sofrer alterações dependo da necessidade do serviço.

 

A escolta é feita em dois veículos, sendo blindados e de propriedade do protegido. O líder da equipe é responsável pelo sistema de informação e contra informação bem como pelo gerenciamento de crise, daí contando com um apoio direto da empresa onde profissionais treinados para prestar suporte à família estarão à disposição para o pronto emprego. A comunicação entre os agente é feita utilizando rádios de baixa freqüência, demais atitudes como filtrar atendimento telefônico e lugares a serem evitados dependendo de combinação prévia com o cliente.

 

Contudo o projeto de segurança executivo e pessoal a ser implantado ainda será discutido, a quantidades de agentes, a abrangência quanto à empresa e familiares, adotando planos de contingência tudo para que as práticas adotadas sejam eficientes causando a sensação de segurança ao protegido.

 

Quanto à proteção pessoal, a filosofia da mesma é prever todas as possíveis ameaças, criar um plano de atuação para todas e em todos os locais e, depois, em situação de ameaça, o nosso objetivo é afastar e mesmo retirar o protegido para local seguro e não nos preocuparmos com a ameaça; tal objetivo competirá à equipe de segurança local ou autoridades.

 

Resumindo, o objetivo é não só proteger, mas garantir ao executivo a tranquilidade e boa disposição, necessárias para aumentar a sua produção. Assim, cria-se um serviço pró-ativo, que de despesa pura se transforma em  investimento. É evidente que obriga a uma maior formação dos seus agentes, a um maior profissionalismo e a uma maior preparação.

 


Segurança Empresarial

 

 

A segurança Empresarial nos dias atuais tem sido fator de suma importância nas organizações, preocupadas em antecipar-se para proteger e garantir a segurança dos colaboradores da empresa. O dia a dia das atividades diversas, os bens e instalações, devem servir de embargo as necessidades cada vez mais presentes, e de estruturar procedimentos que estejam adequados ao enfrentamento, controle e reversão de situações que por sua natureza tragam riscos aos colaboradores. A definição para segurança empresarial pode-se dizer que é o conjunto de medidas de prevenção que visa assegurar a integridade física e moral das pessoas e a proteção do patrimônio e imagem da empresa eliminando e reduzindo os riscos potenciais.

 

Dentro de uma nova realidade, a segurança tem seu foco de atuação no desenvolvimento dos trabalhos voltados ao planejamento estratégico, que tem como objetivo identificar os tipos de riscos ou ameaças, a probabilidade dessas ameaças se tornarem eventos de perdas empresariais e também o efeito nos ativos ou no empreendimento caso a perda venha a acontecer.

 

Esse planejamento em segurança aliado aos procedimentos organizacionais, sistemas integrados e também a análise de riscos, irá proporcionar conforto e qualidade de vida aos colaboradores da empresa, através da eliminação ou redução dos riscos visando a continuidade dos negócios da empresa. Nos dias atuais o fato de que o mundo em que vivemos está em constante mutação, infelizmente não sabemos quantas nem como essas mudanças podem nos afetar.

 

Assim, quando utilizamos a palavra risco, tentamos tanto abranger os efeitos dessas mudanças quanto nossa incapacidade de prevê-las. Se entendermos os riscos, sua consequência, impactos e causas, estaremos menos expostos a tais riscos.

 


Segurança do Trabalho, Saúde e Meio Ambiente 

 

 

Segurança do trabalho, saúde e meio ambiente, são assuntos abordados em todas as empresas, indiferente de seu ramo de atuação, como fatores importantes para os seus colaboradores. Segurança do trabalho pode ser definida como sendo um conjunto de medidas que são adotadas visando a minimizar os acidentes de trabalho, doenças ocupacionais, bem como proteger a integridade e a capacidade do trabalho do colaborador.

 

Educação para a prevenção, assim os conceitos básicos de prevenção de acidentes no transito, no trabalho e em casa, precisam ser semeados a partir dos bancos escolares e cultivados nos cursos técnicos e universidades. Se assim for feito, os seus frutos, ambientes seguros e saudáveis, serão colhidos durante a vida de todos os colaboradores. Cada vez que essa colheita estiver ameaçada, as pessoas consciente estarão preparados para combater os problemas que se apresentarem, principalmente o descaso, desleixo, desrespeito, incompetência e má fé dos administradores públicos e privados, sejam eles governantes, parlamentares, empresários, fiscais ou tecnocratas de plantão.

 

No Brasil a segurança do trabalho, saúde e meio ambiente são conduzidos por normas regulamentadoras que tem em seu entorno, deixar bem claro aos colaboradores que normas existem e são para serem cumpridas. Respeito aos colaboradores, ao público e ao meio ambiente é um exercício de cidadania, priorizar a segurança e a saúde do ser humano em todos os empreendimentos é uma forma de garantir esse exercício e isso é um direito e dever de todos nós.

 


Ética e Legislação Trabalhista e Empresarial

 

 

A ética é uma característica inerente a toda ação humana e, por esta razão, é um elemento vital na produção da realidade social. Todo homem possui um senso ético, uma espécie de “consciência moral”, estando constantemente avaliando e julgando suas ações para saber se são boas ou más, certas ou erradas, justas ou injustas.

 

Existem sempre comportamentos humanos classificáveis sob a ótica do certo e errado, do bem e do mal. Embora relacionada com o agir individual, essas classificações sempre têm relação com as matrizes culturais que prevalecem em determinadas sociedades e contextos históricos.

 

A ética está relacionada à opção, ao desejo de realizar a vida, mantendo com os outros relações justas e aceitáveis. Via de regra, está fundamentada nas idéias de bem e virtude, enquanto valores perseguidos por todo ser humano e cujo alcance se traduz numa existência plena e feliz.

 

O estudo da ética talvez tenha se iniciado com filósofos gregos há 25 séculos atrás. Hoje em dia, seu campo de atuação ultrapassa os limites da filosofia e inúmeros outros pesquisadores do conhecimento dedicam-se ao seu estudo. Sociólogos, psicólogos, biólogos e muitos outros profissionais desenvolvem trabalhos no campo da ética.

 

A ética é um assunto de suma importância na sociedade, o assunto é tão importante que não pode-se de citar alguns princípios éticos que devem ser adotados pelos indivíduos. São eles:

 

  • Responsabilidade: o individuo deve procurar adotar um critério livre e imparcial na sua vida pessoal e profissional, evitando participar de conflitos de interesses, de discriminação, de situações injustas e desleais;
  • Lealdade: o ser humano necessita exercitar a lealdade em todas as situações pessoais e profissionais, tanto em conflitos, como em discussões que possam interferir no seu comportamento.

Respeito às pessoas: a cordialidade, a educação e o bom relacionamento com os outros são pontos primordiais para que o indivíduo seja ético. O homem contemporâneo enfrenta muitos problemas ao discutir a respeito da moral, do individualismo e do relativismo moral. Esse mesmo homem, ao se comportar moralmente, preocupa-se em saber distinguir o bem do mal.

Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Google-Translate-Portuguese to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese











Total de visitas: 36612