Criar um Site Grátis Fantástico
ANÁLISE DE MERCADO
ANÁLISE DE MERCADO

 

Segundo Paulo Nunes (Economista, Professor e Consultor de Empresas), uma análise de mercado consiste num estudo da envolvente externa da empresa, que permita a identificação e conhecimento de um conjunto de variáveis que se encontram fora do controle direto da organização, mas que de forma direta ou indireta a que podem influenciar com maior ou menor intensidade. O conhecimento destes elementos é particularmente importante no momento em que estão a serem estabelecidos os objetivos estratégicos, bem como os planos estratégicos e operacionais para se atingir.

 

Uma análise de mercado deve ser efetuada não apenas numa perspectiva estática, mas também dinâmica, procurando identificar oportunidades que a empresa possa aproveitar e ameaças que deva evitar ou reverter a seu favor. Existe uma ampla abrangência quando se fala do mercado de atuação da segurança eletrônica. A empresa WMR Comércio de Componentes Eletrônicos ainda não atua nesse ramo, mas tem em mente um projeto para essa atividade aqui explorada, tanto para clientes que necessitem se sentir seguros perante as suas necessidades como também para instituições financeiras, instituições logísticas, edifícios residenciais e empresariais, etc.

 

A segurança Eletrônica é uma das áreas que mais cresce no mercado de segurança privada. A média de crescimento tem se mantido nos 30% ao ano segundo dados divulgados na feira de segurança ISC Brasil, (International Security Conference in Exposition), realizada no mês de abril deste ano no Expo Center Norte.

 

É importante para a WMR Comércio de Componentes Eletrônicos inserir-se neste mercado, estar atento a este crescimento, pois só assim conquistar mercado e seus clientes. A quantidade de empresas que atuam no segmento de segurança eletrônica no Brasil é muito grande, sendo que a maior parte delas está localizada no estado de São Paulo. O aumento da demanda se deve a elevação da sensação de insegurança e á redução dos custos dos sistemas de segurança eletrônica, que antes eram destinados apenas as classes de maior poder aquisitivo.Está análise não precisa ser sofisticada, dispendiosa ou complexa em termos financeiros. Ela pode ser simplificada e aplicada pelo próprio empresário para estudar a concorrência já instalada, os preços praticados e características gerais do público que pretende atingir, porque os seus riscos são muito grandes.  As oportunidades deste plano de negócio serão definidas pelas possibilidades de bons resultados, e o conhecimento real destas possibilidades de sucesso somente será possível através desta análise de mercado.   

 


Identificando o Público Alvo para o Plano de Negócio

 

 

Na identificação do público alvo, pode-se considerar os seguintes conceitos: a decisão de compra não necessariamente acontece na ordem ilustrada pela figura a seguir. No entanto, serve de modelo para organizar de forma compreensível os estágios entre a absoluta falta de conhecimento da empresa pelo cliente até a decisão de compra.

 

As organizações têm sucesso por sua habilidade em satisfazer seus clientes, o processo de decisão de compra é tão complexo quanto fascinante. São milhões e milhões de reais investidos em pesquisa de mercado todos os anos com o objetivo de compreender e prever o comportamento de compra do consumidor com relação a um determinado produto.

 

Quanto melhor o entendimento, maior a probabilidade de obter a tão almejada vantagem competitiva.

 

A “voz do cliente” deve ser ouvida atentamente e compreendida claramente pela organização.

 

A empresa deve ser orientada ao cliente e a área de comunicação tem a responsabilidade de liderar a empresa neste sentido. Cada decisão que é tomada dentro da empresa irá, de alguma forma, afetar positiva ou negativamente a satisfação do cliente e finalmente o produto.

 

O gráfico mostra a Hierarquia das Necessidades de Maslow, em que há uma divisão psicológica das necessidades de cada consumidor. A empresa, mediante está orientação, pode estruturar-se para descobrir qual é o seu atual posicionamento dentro desta escala e arquitetar estratégias específicas de acordo como o estágio em que se encontra o público-alvo.

 

Assim, são descritas as características de cada hierarquia proposta por Abraham Maslow.

 

  • Auto-Realização:procurar tornar-se aquilo que ele pode ser.
  • Auto-Estima: ser gostado, reconhecimento, promoções, responsabilidades por resultados.
  • Afetivo-Social: bom clima, respeito, aceitação, interação com colegas, superiores e clientes, etc.
  • Segurança: amparo legal, orientação precisa, segurança no trabalho, estabilidade, remuneração.
  • Fisiológicas: alimentação, moradia, conforto físico, descanso, lazer, etc.

 

A Pirâmide de Maslow representa um conjunto de fatores que dão referências para os profissionais de comunicações compreenderem a mente do consumidor. Em sua teoria da “Hierarquia das Necessidades”, Maslow ajuda na compreensão das bases do comportamento humano. Mesmo que limitada por hábitos específicos, culturas distintas, anseios etc., a referência da Pirâmide de Maslow serve de orientação, no mínimo, para assegurar que pesquisas devem ser conduzidas para aumentar a assertividade de um determinado plano mercadológico. Para garantir a satisfação dos clientes é preciso conhecer suas necessidades. Um setor de Atendimento ao cliente possui uma metodologia adequada para o monitoramento constante dessa satisfação, usando para isso um conjunto de conhecimento de muitos aspectos, os quais têm grande influência na satisfação do cliente e, consequentemente, na qualidade do produto oferecido pela empresa.

Atos, ações, desempenho, é o preceito em que se baseia este trabalho. Sendo o serviço algo intangível, o produto final adquirido pelo cliente será na realidade a sua satisfação, que é alcançada quando suas expectativas são atendidas.

Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Google-Translate-Portuguese to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese











Total de visitas: 36615